Constelações Familiares
A Constelação Familiar consiste em uma abordagem sistêmica fenomenológica usada como método de autopercepção a fim de favorecer um melhor entendimento da postura e do comportamento de um indivíduo diante dos seus relacionamentos e da vida.
Desenvolvida por Bert Hellinger, a constelação familiar auxilia na melhora dos relacionamentos promovendo:
uma comunicação mais saudável; o
permite a ressignificação de eventos traumáticos, liberando bloqueios emocionais;
o favorece o equilíbrio emocional restabelecendo diretrizes relacionadas à hierarquia, pertencimento e trocas (dar e receber);
o proporciona insights que facilitam a tomada de decisões mais conscientes.
A microfisioterapia e as constelações familiares são duas abordagens — distintas em sua prática, mas complementares em sua essência.
Na Microfisioterapia o Corpo fala: essa abordagem atua diretamente no físico, identificando registros e liberando memórias celulares de traumas vividos ou herdados.
Na Constelação Familiar o Sistema fala: revela lealdades invisíveis, traumas não elaborados e exclusões que podem se perpetuar por gerações. Através de um novo olhar, a Constelação permite reorganizar o sistema familiar influenciando no comportamento do indivíduo perante sua família e seus relacionamentos atuais.
Portanto, juntas, elas oferecem uma abordagem mais ampla: a Constelação Familiar traz à consciência os padrões, e a Microfisioterapia ajuda o corpo a liberar os registros desses padrões.
